Primeira vez na selva?Não tem problema, a seguir vão algumas dicas importantes para aproveitar com segurança a Operação Rio Traíra II:
1- Alimentação e higiene:
-Use roupas folgadas e leves,preferência de manga comprida para evitar picadas de insetos e queimaduras de sol ou arranhões em espinhos e galhos;
-Beba bastante água.Toda a água mineral será fornecida pela organização,logo no início cada participante receberá 1 garrafa de 2litros e a partir disso o participante fará a retirada da água que precisar em local a ser designado pela organização (algumas missões terão como objetivo a obtenção de água).Evite bebidas como refrigerantes pois o gás nele provoca desconforto e em grande quantidade pode causar diarréia.
-No almoço procure ingerir alimentos que sejam o mais próximo possível do consumo diário.Evite enlatados e embutidos pois o sódio aumenta a desidratação.Consuma frutas,barras de cereais,pão e bolachas água e sal (evite biscoito recheado).
-Como as operações noturnas deverão ocorrer até as 21 horas, todos os dias os participantes se reunirão para fazer um churrasco para repor proteinas e descansar a noite.
-Com relação aos calçados, indicamos coturno de selva padrão EB.É leve e resistente para uso em locais com muitos galhos,espinhos e animais.Recomendamos fortemente o uso de elásticos para prender a parte inferior das pernas das calças de forma a evitar que insetos subam pelas pernas.
-Use e abuse de repelente de insetos e protetor solar.
-Pelo menos com 1 semana de antecedência procure começar a ingestão de vitaminas do complexo B.Isso ajuda a combater a perda de eletrólitos e combate a fadiga.
-Leve consigo talco ou pomada para os pés.Uma boa técnica é usar meias sociais finas e por cima destas calçar meias de algodão.Dessa forma a meia fina permite a transpiração dos pés e a umidade fica retida nas meias de algodão,que devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas.Aproveite cada pausa para retirar as botas e trocar de meias.
2- Equipamentos indicados:
Recomendamos cada participante ter uma mochila com itens como: papel higienico, ataduras, antitermico,analgesico, antialergicos, uma garrafa pequena de soro fisiologico, gaze, alguns cotonetes, uma pinça pequena, meias extras, talco ou pomada para os pés, enxofre (ajuda a manter serpentes e insetos afastados da barraca),barraca ou rede de selva com mosqueteiro,fosforo e lanterna.Uma boa capa de chuva ou poncho é uma boa forma de se manter seco em caso de chuva.
Além disso, é bom levar consigo um facão com bainha QUE SÓ PODERÁ SER USADO PARA CORTAR GALHOS,CIPÓS E AFINS. QUALQUER USO DE LAMINAS EM JOGO É PUNIDO COM ELIMINAÇAO SUMÁRIA DO EVENTO E ENTREGA ÀS AUTORIDADES POLICIAIS PRESENTES AO EVENTO.
3- Conduta:
Na manhã do dia 02 teremos uma palestra com profissional brevetado pelo CIGS, com instruções sobre como operar em ambiente de selva.Contudo, algumas dicas podem ser adiantadas:
- sempre ande com cautela,sem se encostar em arvores,troncos caidos ou arbustos.Nunca se sabe o que pode estar escondido neles.
- ao se movimentar,sempre dirija seu campo de visão em forma de "Z".
- ao andar em trilhas, ou mesmo fora delas, o homem da ponta é responsável por abrir caminho com o facão por entre cipós e galhos, sempre com atenção onde vai cortar para não mexer em ninhos de formigas,abelhas ou vespas.
-ao transpor declives, sempre desça andando de lado ou de costas para nao escorregar.Evite meter a mão em galhos e troncos sem estar usando luvas e prestando bastante atenção onde coloca as mãos.
-não mexa/pise em buracos no chão ou em troncos de árvores.pode ser o ninho de uma serpente ou outro animal da fauna local.
-sempre mantenha contato visual com outros companheiros,caso se veja sozinho use o apito fornecido no kit do participante,chame no rádio os demais companheiros ou a organização.Caso se perca, evite sair das trilhas.Tenha sempre consigo uma cópia impressa do mapa do terreno.
-se for picado por animal peçonhento, mantenha a calma, procure aplicar as medidas de primeiros socorros e avise a organização pelo rádio imediatamente.
-evite tocar em plantas com espinhos e de folhas com "pelos",pois normalmente são urticantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.